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Versão 2 do Flutter adiciona suporte para aplicativos de desktop e da web

Em um evento online, o Google anunciou hoje o Flutter 2, a mais nova versão de seu kit de ferramentas de IU de código aberto para a construção de aplicativos portáteis. Embora o Flutter tenha começado com foco em dispositivos móveis quando foi lançado pela primeira vez, há dois anos, ele abriu suas asas nos últimos anos e, com a versão 2, o Flutter agora oferece suporte a aplicativos de desktop e web prontos para uso. Com isso, os usuários do Flutter agora podem usar a mesma base de código para construir aplicativos para iOS, Android, Windows, MacOS, Linux e web.




“A grande novidade que justifica a principal mudança no número de versão é, obviamente, a disponibilidade de suporte para web e desktop”, disse-me Tim Sneath, líder do produto Flutter. "E isso é apenas um pivô bastante profundo. É raro para produtos que de repente você tenha todos esses terminais adicionais. ”


Ele observou que, devido à natureza de código aberto do Flutter, o suporte para web e desktop estava "cozinhando abertamente" por um tempo, então a adição desses endpoints não é uma surpresa. Muito desse trabalho em deixar essas novas plataformas prontas para o lançamento 2.0 envolveu fazer com que o desempenho se equiparasse a essas novas plataformas.


É importante notar, porém, que o suporte para desktop Flutter ainda está por trás de uma bandeira de lançamento inicial no canal de lançamento estável do Flutter e o Google diz que os desenvolvedores devem pensar nisso como um "instantâneo beta". O suporte da Web, no entanto, mudou de beta para estável e se tornou apenas outro alvo para a construção de aplicativos com Flutter.


Na plataforma web, especificamente, Sneath observou que a equipe começou deliberadamente com uma abordagem centrada em DOM muito padrão. Mas, embora funcionasse bem, também significava que o desempenho era prejudicado, especialmente para recursos mais avançados. Ao longo do último ano ou assim, a equipe começou a trabalhar no que chama de Kit Canvas. Este projeto baseado em WebAssembly usa o mesmo motor gráfico Skia que alimenta o Android e o Chrome e o torna disponível para aplicativos da web.


“O que isso significa é que agora podemos essencialmente ignorar o HTML principal - meio que as partes centradas em documentos da plataforma da web - e realmente usar as partes centradas em aplicativos da plataforma da web sem deixar [para trás] coisas como autocompletar texto ou senhas e todas as coisas que mantêm a sensação da web muito única ”, disse Sneath.


No desktop, o Google está anunciando que a Canonical vai all-in no Flutter e torná-lo a escolha padrão de todos os seus futuros aplicativos de desktop e móveis.


No total, observa o Google, existem agora mais de 15.000 pacotes para Flutter e Dart de empresas como Amazon, Microsoft, Adobe, Huawei, Alibaba, eBay e Square.


Como sempre, há dezenas de outras atualizações menores para Flutter nesta atualização também.


Olhando para o futuro, Sneath observou que a equipe do Flutter planeja passar mais tempo no Flutter como uma estrutura para dispositivos incorporados e outras plataformas um tanto não tradicionais. Ele também observou que a equipe está interessada em como o Flutter pode ajudar a potencializar as experiências de computação do ambiente.


“Quando pensamos sobre os mundos da computação ambiente, onde existem essas premissas centrais por trás dos aspectos da computação ambiente - coisas como: Pode ser pesquisado facilmente? As pessoas podem ganhar dinheiro com os aplicativos que criam e fazer isso de maneira responsável? Estamos construindo suporte para esses tipos de serviços. Melhores análises, melhores estruturas de anúncios, conectividade com coisas como Firebase e Google Cloud, para que as pessoas possam aproveitar não apenas o Flutter, mas também os serviços de ecossistema mais amplos que o Google oferece ”, explicou Sneath.

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