Ads Top

O que você precisa saber sobre a ferramenta de privacidade mais recente do Facebook

 



O Facebook está dando aos usuários mais detalhes sobre os dados que coleta sobre eles e como são usados. A empresa está atualizando seu recurso "Acesse suas informações", lançado pela primeira vez em 2018, para tornar mais fácil para os usuários ver suas informações pessoais e atividades em todo o site, bem como como elas podem ser usadas para direcionar anúncios a eles. 

Aqui está o que ele faz - e o que não. O recurso está disponível para dispositivos iOS e Android agora, e o Facebook diz que será lançado para outras plataformas em breve. Se você quiser ver por si mesmo, vá para Configurações e privacidade> Atalhos de privacidade> Suas informações do Facebook> Acesse suas informações. 

Os usuários de aplicativos móveis verão oito categorias de dados quando tocarem em "Acessar suas informações": suas atividades no Facebook, amigos e seguidores, preferências, informações pessoais, informações registradas, informações de anúncios, aplicativos e sites fora do Facebook e informações de segurança e login . 

A maioria desses dados já estava disponível para os usuários, mas a atualização os torna mais granulares e explicam melhor o que isso significa. Considerando que muitos usuários do Facebook ainda não percebem ou entendem como algumas dessas coisas funcionam, mais transparência é uma boa coisa. “Queremos ter certeza de que suas informações no Facebook são úteis, fáceis de entender e fáceis de encontrar”, disse a empresa em uma postagem de blog anunciando a atualização. 

“Todas essas mudanças foram feitas em resposta à nossa própria pesquisa, que nos mostrou como as pessoas já interagiam com o Access Your Information - por exemplo, as novas categorias foram desenvolvidas com base no que as pessoas já estavam clicando.”

O Facebook também dirá como seus dados podem ser usados para direcionar anúncios para você (também conhecido como “Personalize sua experiência”). 

Você já poderia ver essas informações clicando em “Por que estou vendo este anúncio?” nos próprios anúncios, mas isso o coloca em um segundo local, onde a associação entre seus dados e como o Facebook os usa é mais clara. A empresa também adicionou uma função de pesquisa em Acessar suas informações para tornar mais fácil encontrar o que você está procurando.

O Facebook, junto com muitas outras plataformas de tecnologia, tem tentado nos últimos anos tornar suas práticas de coleta de dados mais transparentes e dar aos usuários mais controle sobre eles - até certo ponto, pelo menos. 

A empresa agora permite que os usuários vejam como o Facebook os está rastreando quando visitam outros sites, além de excluir esses dados e impedir que o Facebook os direcione com anúncios baseados neles. 

E tornou mais fácil para os usuários ver a extensão e a amplitude de suas atividades no Facebook na plataforma e gerenciá-las. Como um exemplo puramente hipotético, você pode facilmente localizar e excluir ou ocultar fotos embaraçosas da afterparty do Roller Derby de 2009 às quais talvez não queira ser associado em 2021. 

Mas você ainda não consegue descobrir exatamente como ou por que foi direcionado para um anúncio específico (o recurso “Por que estou vendo este anúncio?” Do Facebook sempre adiciona a ressalva de que “também pode haver mais fatores não listados aqui”), e O Facebook ainda segmentará anúncios para você com base nas informações do seu perfil e sua localização, mesmo quando você desativa os anúncios personalizados. 

Isso não impede o Facebook de coletar essas informações em primeiro lugar. Afinal, há limites para o que o Facebook quer que você saiba sobre o que sabe sobre você.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.