A Rakuten está fechando a loja on-line anteriormente conhecida como Buy.com
O conglomerado japonês Rakuten encerrou sua loja de varejo on-line nos EUA, originalmente conhecida como Buy.com, e encerrará suas operações nos próximos dois meses, confirmou a empresa ao TechCrunch. O fechamento significa que a sede dos EUA também demitirá sua equipe, o que significa que 87 pessoas perderão seus empregos, de acordo com uma fonte familiarizada com os desenvolvimentos.
"Decidimos abandonar o mercado americano Rakuten", disse um representante da empresa em um e-mail para o TechCrunch. Eles esclareceram, no entanto, que os negócios de referência de "recompensas em dinheiro" que a empresa opera no Rakuten.com (o Ebates, que comprou por US $ 1 bilhão em 2014) "definitivamente não estão sendo encerrados e estão mais fortes do que nunca".
A Rakuten comprou a Buy.com por US $ 250 milhões em 2010, na tentativa de expandir seus negócios de varejo para fora de sua fortaleza no Japão. Infelizmente, o mercado em evolução, o crescimento agressivo (e o direcionamento dos rivais) na Amazon e, provavelmente, a escolha de mudar o nome do site outrora conhecido sob o nome Rakuten, levaram a uma queda nos negócios. O CEO e COO original deixaram a empresa em 2012.
Os clientes da loja Rakuten nos EUA poderão fazer pedidos pelos próximos dois meses, após os quais o site será fechado completamente. Os usuários dos negócios de recompensas e comissões não devem sofrer grandes alterações e outros negócios (como a divisão de leitura eletrônica da Kobo) também não serão afetados.
É um duro golpe para Rakuten, mas dificilmente um que os possa pegar de surpresa. A empresa diversificou e investiu em um grande número de empresas e setores verticais em todo o mundo (até mesmo lançando uma criptocoína), de modo que o fracasso de um mercado como esse, apesar de lamentável (especialmente para aqueles demitidos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário