Ads Top

Os sensores LIDAR não são mais apenas para carros autônomos



A maioria das pessoas reconhece um carro autônomo com base no sensor giratório empoleirado no teto. O LIDAR, que significa Detecção e Variação da Luz, usa pulsos de laser para criar um modelo 3D do ambiente ao redor do carro.

Essencialmente, eles ajudam veículos autônomos a "ver" outros objetos, como carros, pedestres e ciclistas. Chris Urmson, ex-chefe do projeto de carro autônomo do Google, descreveu o LIDAR como "girando baldes de frango frito do Kentucky".

Eles são muito legais, mas também muito caros. Um modelo popular da Velodyne, usado por muitas empresas autônomas, custa US $ 75.000. Dificilmente prático para produção em massa. Felizmente, eles estão ficando mais baratos.

Tão barato, de fato, que as empresas que lideram o grupo agora prevêem que o LIDAR se tornará tão comum nos veículos de mercado de massa quanto câmeras, radar e outras tecnologias de segurança de baixo custo.

Ainda há muito LIDAR que pode arruinar o banco, mas o preço das versões menos poderosas caiu consideravelmente. No Consumer Electronics Show desta semana, a Velodyne está exibindo um novo modelo chamado VelaBit, que tem um alcance de 100 metros e custará apenas US $ 100.

Certamente não é tão poderoso quanto alguns dos LIDARs topo de linha da empresa, que possuem alcances de até 200 metros.

O VelaBit foi projetado para ser usado em veículos autônomos, bem como em carros acionados manualmente com sistemas avançados de assistência ao motorista.

Possui um campo de visão horizontal (FoV) de 60 graus e um FoV vertical de 10 graus. Seu tamanho compacto - é menor que um baralho de cartas - permite que as montadoras o incorporem perfeitamente em seus veículos.

Velodyne não é a única empresa que anuncia um novo sensor na CES. O show é ruim com o LIDAR este ano.

Embora tecnicamente não seja um produto de consumo, a presença de tantos produtos LIDAR na CES fala da crença fervorosa de que o sensor está pronto para se tornar popular. A indústria LIDAR deverá custar US $ 1,8 bilhão em cinco anos.

Bosch fabricará LiDAR


No início desta semana, a fornecedora de automóveis alemã Bosch anunciou que estava entrando no mercado LIDAR com um novo LIDAR de longo alcance com um amplo campo de visão.

Isso é significativo, como observa Tim Lee na Ars Technica, porque a Bosch é um fornecedor de Nível 1, oferecendo a escala e os recursos para entregar o LIDAR a toda a indústria automobilística global.

A Luminar, outra startup do LIDAR que arrecadou mais de US $ 250 milhões até o momento, apresentou seu próprio sensor atualizado e um modelo de assinatura. A empresa diz que seu novo Hydra LIDAR pode "ver" objetos a até 250 metros de distância e possui um alcance total de 500 metros.

E a DJI, uma empresa chinesa conhecida por seus drones de consumo, disse estar investindo em uma empresa LIDAR chamada Livox, que reivindica um método superior de digitalizar objetos.

Leia mais em: https://www.theverge.com/2020/1/7/21055011/lidar-sensor-self-driving-mainstream-mass-market-velodyne-ces-2020

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.