Ads Top

Vagas de trabalho em T.I. - Por que faltam profissionais?

O mercado de T.I. está aquecido há vários anos já e o que se vê em todas as mídias é uma glamurização do setor, muitos acham que vão entrar no setor e ganhar salários altos, mas essa não é a verdade.

Primeiramente a área de T.I. não é pra qualquer um, precisa-se de muito estudo e paixão, e um curso de graduação não é o principal, por quê? Simples, eu não aprendi Oracle e nem Server 2003/2008 na faculdade, e é isso que o mercado precisa, você não vai entrar em uma empresa pra usar o que aprendeu na teoria.

Mas a "coisa" vai mais longe, um estagiário de T.I. geralmente ganha uma bolsa auxilio de R$500,00, o que é um absurdo, trabalhe de graça ou faça formatações que você aprenderá e ganhará mais em termos de experiência. Se é programador faça programas para pequenas empresas e também ganhará mais.

As empresas reclamam que não encontram profissionais especializados, e isso é muito óbvio, como vou trabalhar em uma empresa que não valoriza o profissional que quer contratar, veja não se trata de valores, mas sim de exigências, exige-se que você tenha uma certificação e isso é caro e consome tempo, mas quando pedimos um salário melhor, dizem que estamos inflacionando o mercado, pois bem, continuem sem preencher as vagas.

Talento custa caro e parecem ignorar isso, hoje a informática tornou-se parte do cotidiano de qualquer profissional independente da área de atuação, então mais e mais vagas aparecerão no setor de T.I. e os salários terão quer ser compatíveis com a especialidade e a formação de cada candidato.

Fabiano Adelino é autodidata, empreendedor, certificado MCSA+Security em Windows Server 2003 e Windows XP.

2 comentários:

Edson disse...

Cara... Gostei muito deste post.
É realmente muito interessante ver isso ser dito por um técnico em TI experiente. Eu tenho muita afeição com computadores e busco um dia trabalhar nessa área. Faço faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas, e o que um professor me disse foi o seguinte: "Hoje, por ano se formam 450.000 pessoas em TI, mas há uma defasagem de 200.000 vagas de emprego, e tudo isso por causa de falta de mão-de-obra qualificada". Mas agora estou vendo as coisas de outro ângulo...
Já trabalho fazendo pequenos bicos como técnico, uma formatação aki, um reparo ali, instalação de antivirus, crimpar cabos... Mas minha intenção real é ser programador (estou vendo C# na faculdade...) Mas seu melhor conselho seria desistir da área de TI (de forma empresarial) e trabalhar de forma autônoma??

Fabiano Adelino disse...

Edson, a resposta da sua pergunta dependerá do seu entusiasmo, no meu caso, comecei fazendo estágios em orgãos públicos aqui da minha cidade, mas não me valeram de nada, pois eles só precisavam de digitadores, e estágio para digitador eu fiz no ICQ, IRQ e MSN. Se você achar uma empresa que valha a pena, trabalhe para eles e adquira experiência e se especialize, do contrário, trabalhe autônomo, mas não deixe de estudar novas tecnologias, um grande abraço e obrigado por comentar.

Tecnologia do Blogger.